Assim como tudo na vida fazer um planejamento é essencial para que a administração de uma empresa seja eficaz, servindo como um guia.
Quantas vezes você senta para planejar ações da sua empresa? Se você não faz isso com frequência chegou a hora de começar a dedicar uma parte do seu tempo para fazer um planejamento.
A falta de um planejamento pode ter várias consequências, dentre elas o desconhecimento sobre a sua própria empresa e podendo levar até mesmo a falência do negócio. Por isso, independentemente do tamanho da sua empresa é importante que se faça o planejamento estratégico.
Mas afinal, o que é o planejamento estratégico?
É um conceito básico da administração empresarial que se refere a elaboração de metas e objetivos bem como o melhor caminho a ser seguido para atingi-los baseado na cenário atual da empresa.
-Benefícios:
O planejamento estratégico serve como uma guia contendo as ações que serão realizadas na empresa durante um determinado período de tempo, auxiliando na organização no geral e administração do tempo e dos recursos. Sem essa ferramenta a empresa pode ficar perdida por não ter um caminho certo a seguir. Suas vantagens são inúmeras, veja abaixo algumas delas:
- Agilidade e assertividade das ações:
Através do planejamento estratégico são definidos os objetivos. Saber onde quer chegar é essencial para priorizar somente as atividades necessárias e evitar o desperdício de tempo com outras atividades.
- Melhora a comunicação com a equipe e aumenta a produtividade: Quando todos da equipe passa a ter conhecimento do que precisa ser feito todos agem numa mesma direção e torna a rotina mais organizada e fluida.
- Fortalece a empresa diante dos cenários: Um bom planejamento ajuda a empesa a ser mais proativa em vez de ser reativa. Em caso de imprevistos que possam ocorrer o impacto tende a ser menor devido prévio preparo.
Como fazer?
Confira o passo a passo de como elaborar um planejamento estratégico de forma eficiente:
1 - Definir a identidade e propósito da empresa:
A identidade da empresa serve como base para o planejamento estratégico. Na prática, significa estabelecer a missão, visão e valores. A definição desses pontos é fundamental para desenvolver um plano de ação consistente. Entenda cada um deles:
- Missão: se refere a razão pela qual a empresa existe, é o seu propósito.
Algumas perguntas que podem ajudar a definir a missão são: Qual problema eu estou solucionando? Para que existimos?
Exemplo de missão: Google: nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
- Visão: estar relacionada ao futuro, onde a sua empresa quer chegar. A visão é o desejo atraente e transformador, mas ao mesmo tempo realista e possível para a organização.
Exemplo de missão: Arcor: Ser a empresa n° 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
- Valores: se refere ao que a empresa acredita, são suas diretrizes e motivações.
Exemplo: Lekko: Empreendedorismo, inovação, transparência, integração e responsabilidade social.
2 - Faça um análise do ambiente interno e externo:
Antes de traçar metas é interessante fazer um diagnóstico da empresa, analisando os cenários interno e externo. Para isso, existe um método chamado matriz SWOT também conhecida como matriz FOFA em português que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Essa matriz é constituída dos seguintes elementos:
- FORÇA: diz respeito aos fatores internos e o que a empresa pode controlar. São os pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior, boa infraestrutura, funcionários capacitados, etc;
- FRAQUEZAS: também relacionado ao ambiente interno, esses são os pontos fracos da empresa e possíveis vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento;
- OPORTUNIDADES: são situações externas que podem afetar positivamente a empresa. Alguns exemplos são: desenvolvimento de uma nova tecnologia, mudanças no comportamento do consumidor, situação econômica, política e social;
AMEAÇAS: fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como crise ou entrada de um novo concorrente.
3- Elaboração de um plano de ação:
A partir de agora você já sabe com precisão no que é bom e no que não é. Além disso, já entende como os fatores externos ajudam ou prejudicam você. Então agora você deve desenvolver planos de ação que visem melhorar os resultados de sua análise SWOT.
Esses planos devem ser capazes de desenvolver os pontos fortes da sua empresa, minimizar falhas, aproveitar oportunidades e enfrentar ameaças à medida que surgem.
4- Estabeleça objetivos, metas e indicadores:
Para definir metas mais assertivas e conquistá-las dentro do prazo estipulado pode utilizar a estratégia SMART. Ela se baseia nos seguintes fatores:
S - Specific (Específica):
Uma meta tem muito mais chances de ser alcançada quando ela é específica. Uma meta genérica tem muitas chances de não ser alcançada, principalmente se ela não possuir um prazo definido.
M - Measurable (Mensurável):
Depois de definir seu objetivo, verifique se é mensurável em termos de dinheiro, tempo e resultados. Para isso, você precisará saber exatamente quais resultados você espera alcançar e quanto tempo você precisará dedicar a ele.
A - Attainable (Alcançável):
A sua meta precisa possuir condições reais de ser alcançada. Tente não traçar metas que não são possíveis de serem cumpridas. Metas impossíveis geram frustração, assim como metas difíceis demais ou fáceis demais podem desmotivar.
R - Relevant (Relevante):
Toda meta precisa ter um grau de importância e fazer sentido para as pessoas envolvidas no planejamento. É importante que ela componha um cenário de propósitos.
Um plano estratégico abrangente, aliado a revisões e atualizações regulares, permitem que seu negócio acompanhe ações assertivas para atingir seus objetivos.
Os riscos e oportunidades para sua empresa do setor também devem ser mapeados em uma estratégia de negócios bem feita pelos seus lideres. O desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras serão possíveis para garantir o crescimento sustentável do negócio.